quinta-feira, 29 de julho de 2010

Glaziou o paisagista do império


Auguste François Marie Glaziou,nascido em 1833 na França,engenheiro civil,estudou botânica no Museu de História Natural em Paris.

Em 1858 no Rio de Janeiro foi Diretor dos Parques e Jardins da Casa Imperial e Inspetor dos Jardins Municipais,atuou em projetos de jardins,praças e parques,transformando a paisagem brasileira na segunda metade do século XIX,com um novo conceito urbano que orientou a expansão das grandes cidades,utilizando de funcionalidade,higienização,beleza e valorização de áreas verdes,sobe influência do modelo inglês,que adota caminhos sinuosos,recantos pitorescos,e uso de lagos,pontes,caramanchões,estufas e esculturas.Nessa época estava estabelecido o culto aos jardins, o que promoveu o surgimento de novos campos de trabalho; jardineiros, floristas e lojas especializadas na venda de sementes e plantas.

Glaziou participou da reforma das principais áreas verdes da Corte Imperial:o Passeio Público,os jardins da Quinta da Boa Vista,e o Campo de Santana,atual Praça da República. Bem como jardins particulares:da família do Barão de Nova Friburgo,e do Barão de Mauá.

Descobriu diversas espécies da nossa flora nativa e utilizou várias delas em nossas ruas e jardins.Dentre elas a maniçoba,que recebeu seu nome:Manihot glaziovii (gravura acima).
Aí está um pouco de insparação para o seu jardim!!!Faça como Glaziou, misturando tradição européia sem deixar a nossa tropicalidade de fora!!!

Um comentário:

  1. A gravura acima:espécie do gênero Manihot,da família Euphorbiaceae,nativa da caatinga,conhecida popularmente como maniçoba.

    ResponderExcluir