sábado, 31 de julho de 2010

Alecrim

Rosmarinus officinalis



Olá pessoal,mais uma dica para vocês acrescentarem no herbárium.O alecrim tem origem no Mediterrâneo,em locais de solos secos e arenosos.Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar"essa denominação foi dada pelos romanos devido ao aroma da planta que vegetava nas regiões litorâneas.

Conhecido também como;alecrim do campo,alecrim romaninho,é um subarbusto chegando a mais de um metro de altura,haste lenhosa,folhas de cor verde escura lustrosas na parte superior e esbranquiçadas na face inferior,flores de corola branca ou azulada ,toda a planta exala um cheiro aromático e agradável.

Seu uso é vasto:medicinal,culinário,energético,em perfumarias,óleos,almofadas e banhos aromatizados,água de colônia,como pasto apícola,repelente natural,em projetos paisagísticos topiado ou não,em canteiros e bordaduras,nos arranjos de flores caseiras...

Há milénios vem sido utilizado; nos rituais e na aromatização de vinhos e azeites,para os gregos e romanos era uma erva sagrada,na Idade Média usado como defumador,na igreja em incenso e óleos,e os egípcios em seus ritos.
Definitivamente o alecrim não pode faltar no seu herbárium,por ser tão versátil e possuir características inigualáveis,além disso,dizem que quem os cultiva afasta a negatividade,trás bênçãos,proteção,amor,saúde e atrai visitinhas dos elfos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário