Maria Sibylla Merian, nasceu em 2 de abril de 1647, foi uma naturalista alemã, entomologista e ilustradora científica que estudou plantas e insetos, e fez pinturas detalhadas sobre o seus estudos.
Seu pai, Matthaus Merian, era gravurista, mas o seu padrasto, Jakob Marell, famoso por suas pinturas de flores, foi quem ensinou-lhe como desenhar e pintar.
Aos 13 anos, Sibylla pintou os seus primeiros quadros de insetos e plantas, observando os espécimes que recolhia.
Aos 18 anos, casou-se com o pintor especializado em arquitetura, Johann Andreas Graff. Mãe de duas filhas: Johanna Helena e Maria Dorotha.
Acreditava-se na época que os insetos e as larvas eram resultado da geração espontânea na lama em putrefação. Mas Sibylla perguntava-se como poderiam surgir as borboletas a partir daquelas lagartas. Estudou então a metamorfose, os detalhes das crisálidas e as plantas que alimentavam as lagartas, ilustrando todas as fases desse desenvolvimento em seu caderno de desenhos
Este caderno de desenhos foi o grande estímulo para o seu primeiro livro publicado quando tinha 28 anos em 1675 , um livro de pintura de flores.
Seu segundo livro, A maravilhosa transformação e a estranha nutrição das lagartas,traz desenhos completos do ciclo de vida das borboletas, apresentando um processo desconhecido pela maioria da população, a metamorfose, publicado em 1678.
Em 1705 publicou seu ultimo livro, Metamorfose dos insetos do Suriname. Elaborado durante sua expedição naturalista aos trópicos.
Estudou e pintou animais e plantas tropicais, como o abacaxi e a banana.
Estudou e pintou animais e plantas tropicais, como o abacaxi e a banana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário