quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Plantas, purificadoras de ar !!!


Estudos realizados, estão indicando que as plantas realmente apresentam propriedades purificadoras de ambientes.Conduzido pelo cientista americano Bill Wolverton, da Nasa, comprovou que os poluentes podem ser absorvidos por bactérias que vivem nas raízes e nas folhas de plantas como jibóia, palmeira areca, ligustro-chinês, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e bambuzinho.

Dentro de sua casa, existem várias substâncias químicas na forma de gás ou vapor, que podem deixar o ar que você respira até 10 vezes mais poluído do que o externo, estes poluentes podem causar doenças respiratórias e quadros alérgicos.

Plantas de fácil cultivo, funcionam como filtros naturais desses poluentes.Pois além de sequestrar o carbono e trasformá-lo em oxigênio(como aprendemos nas aulas sobre fotossíntese) as plantas ainda filtram os poluentes dos ambientes internos,em casas e escritórios. 

Samambaia, dracena, babosa, palmeira areca, e ráfis são algumas plantas capazes de neutralizar a poluição dos ambientes internos.
Se cultivadas em hidrocultura,cultivo em vasos com água, a neutralização do ar será ainda mais eficiente do que quando plantadas na terra,orienta o cientista.        

A poluição existente dentro de casas e escritórios gerada por verniz, tintas, colas, fibras sintéticas e fumaça de cigarro,podem ser neutralizadas por algumas espécies.
A espada-de-são-jorge, por exemplo, funcionaria como uma purificadora, pois absorve formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes.
Samambaia, a Pteris vittata, originária da África, é capaz de absorver arsênico - um metal altamente tóxico e cancerígeno, que contamina o solo e água.
As melhores para purificar o ar contaminado e bloquear a energia eletromagnética são o clorofito, lírio da paz, peperômia, singônio, ráfis e areca,segundo a Nasa.

Então, mais um bom motivo para você cultivar uma plantinha casa !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário