sexta-feira, 29 de julho de 2011

Camellia sinensis


Camellia sinenis é uma espécie da família Theaceae, popularmente conhecida como chá.Planta perene, do tipo arbustiva,originária do Sudoeste Asiático,possui folhas oblongas,escuras,lustrosas,com nervuras bem marcadas nas superfícies,de margem inteiramente dentada.
Suas flores são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas e aromáticas.O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro.

Segundo a lenda chinesa no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí o chá.
Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia.

A Camellia sinensis dá origem a diferentes chás :chá branco,chá verde,chá vermelho,chá preto.Cada um de acordo com as condições de cultivo,coleta,preparo e acondicionamento das folhas. 
Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá,mas na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles que nós chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são, para ser mais correto, tisanas ou infusões.

No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes,com êxito se desenvolveu rapidamente experimentou na China e no Japão uma evolução extraordinária. 

A sua chegada à Europa não foi rápida. As referências mais antigas que se encontram na literatura europeia a respeito do chá são atribuídas a Marco Pólo, no relato da sua viagem.
Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. 

Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular.Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo!

Os benefícios :
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas.
Contém: manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores;

Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal;

O hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele;

E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.
Transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.

Então bom chá das cinco !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário