quinta-feira, 19 de maio de 2011

Origem da Ikebana


                               IKEBANA - Arte Japonesa Para Arranjos Florais

São numerosas as versões existentes sobre a origem desta arte tão requintada.
Segundo os relatos históricos do Oriente,o berço da arte floral foi na Índia.
Conta-se que,certa vez,Gautama Buda,vendo caído ao chão um galho florido de rosas quebrado pelo vento,teve piedade das flores,e chamando um discípulo, pediu-lhe que colocasse as rosas num vaso com água,a fim de que vivesse um pouco mais.
"A vida é uma dádiva divina - disse Buda - e a suprema beleza das flores vivas deve ser prolongada o mais possível".

Desde então, os budistas passaram a cuidar carinhosamente das flores caídas nos campos ou nos jardins,e a fazer com elas singelos arranjos florais, em homenagem a Buda. Estas oferendas florais passaram a decorar os templos e altares,fazendo parte dos ritos religiosos do Budismo Indiano.
Apurando sempre sua sensibilidade artística,os monges alcançaram uma forma de jardinagem de maior  profundidade espiritual,que foi denominada "Paisagem Seca".

O príncipe enviou pela primeira vez à China uma missão diplomática japonesa(em 604), chefiada por seu primo, o nobre Ono-no-Imoko, isto se deu na época de ouro da cultura chinesa, quando estavam em pleno florescimento. Durante sua estadia na China o diplomata japonês colecionou grande quantidade de livros clássicos chineses,objetos de arte e ensinamentos budistas referente à arte de queimar incenso,cerimônia do chá e sobre a arte dos arranjos florais para decoração dos altares.Com esta bagagem cultural retornou ao Japão.

Mas após a morte do príncipe regente do Japão, o nobre japonês Ono-no-Imoko terminou suas funções palacianas e deixou a corte, entrando para um convento budista, raspou a cabeça,vestiu os hábitos de monge e foi viver no "Templo Rokakudo" fundado pelo príncipe. Retirou-se para uma pequena cabana preto do lago,foi então que ele passou a ser conhecido como "ike-no-bo" ou "ermitão do lago ". Na paz e solidão do Templo, dedicou-se à religião budista e também a fazer arranjos florais para decoração dos altares.

No Japão esta arte dos arranjos florais passou a ser  chamada "Ikebana" cuja tradição literal é Flores Vivas. "Bana " ou "Hana" palavras japonesas que significam flor, simbolizam não somente a flor em si, mas toda a vida vegetal.

Os arranjos florais do "ermitão do lago"eram tão famosos e simbólicos que monges de outros templos vieram pedir-lhe que lhes ensinasse a arte da "ikebana",e assim foi fundada a Primeira Escola de Arranjos Florais do Japão - a Ikenobo.


Fonte: livro de Chiang Sing; Ikebana - Arte Japonesa Para Arranjo de Flores.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário