quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Poda de Roseiras





É época de podar suas roseiras!!


Utilizando uma tesoura de poda bem afiada,primeiro fazer uma limpeza retirando ramos secos,fracos e mal formados,ramos menos vigorosos.


Faça o corte na diagonal(bizel),um centímetro acima da gema mais próxima,dê preferência a gema que se localize para fora da roseira,assim crescerá sem ocupar o centro.


Observar o ponto de enxerto,realizar a poda 30cm acima do ponto de enxerto(para 1°ano),nos anos seguintes fazer a contagem das gemas deixando de 2 à 4 e fazer a poda,conservando os ramos(4 à 5) deixando livre a área central da roseira.



Para as roseiras trepadeiras,no 1° ano faz-se podas de limpeza,nos anos seguintes,eliminar ramos com mais de um ano,são aqueles de casca cinza ou castanha,caso tenha um novo rebento vigoroso nascido do ramo mais velho e você achar adequado deixa-lo para boa conformação da roseira corte-o logo acima deste novo ramo.



Para roseira arbustos,faz uma poda no 1° ano deixando os ramos na altura de 80cm à 1m,nos anos seguintes fazer podas de limpeza,e podar os rebentos na metade do seu comprimento.



Sempre prestar atenção na forma harmoniosa da sua roseira ao fazer a poda!!!!Sucesso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário