segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Entre Aspas"



“Você deve ter contentamento, qualquer que seja o ganho ou a perda. Isso é essencial. Para a mente contente, a vida é um festival sem fim, mas a mente preocupada pelo desejo não terá descanso. Com o desejo incomodando, a concentração é impossível. O desejo é o fogo em seu corpo que o reduz a cinzas. O contentamento é o remédio eficaz para destruí-lo. Assim como um banho nas águas frescas de um riacho refresca um viajante que está exausto e suando no calor escaldante do dia, aquele que sofre do fogo ardente da ganância será refrescado pelas águas cristalinas do contentamento. Lembre-se sempre que o contentamento concede e aumenta sua felicidade.”
Sathya Sai Baba


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ipê Amarelo - Desejo de Viver !!!


Um Ipê Amarelo foi cortado e seu tronco foi transformado em um poste. Após o poste ser fincado na rua, foram instalados os fios da rede elétrica.
Eis que a árvore se rebela contra a maldade humana e resolve não morrer.
Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor. Rebrotou e encheu-se de flores. Assim é a natureza...vencedora !
Fato ocorrido em Porto Velho - Rondônia.

Fonte: recebido via   
e mail.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vale do Capão





  







                          Beleza Encantada da Chapada Diamantina !!!

sábado, 13 de agosto de 2011

Jardim Sensorial


O seu jardim pode ir além da apreciação, mais que um local de lazer e descanso, se permitindo experimentar sensações.
Jardim Sensorial,possibilita a todos,mesmo as pessoas com limitações visuais, auditivas ou motoras apreciá-lo, pois irá aguçar os sentidos.

O tato, com a utilização de espécies de texturas diferentes, evitando as plantas que possuam espinhos e plantas munidas de substâncias tóxicas.
A audição, com fontes e repuxos d'água, o som emitido pela água é calmante e terapêutico.
A visão, exuberante das flores e folhagens,com suas combinações de infinita gama de cores, sendo o resultado policromático variável conforme as estações do ano.
O olfato e paladar, podendo sentir o agradável aroma das ervas e temperos, além de servir no preparo de receitas culinárias, unguentos e chás.

A acessabilidade é importante, cuidados com caminhos seguros, sem desníveis, uso de rampas ao invés de escadas, e bancos que possibilitem a contemplação do jardim.  
Escolha espécies capaz de estimular ainda mais os sentidos, capriche nos aromas, texturas, sabores, formas e sons.

A natureza por si só, já promove relaxamento, então faça com que o seu jardim seja capaz de estimular ainda mais os sentidos,trazendo mais sensações agradáveis para sua vida !!!  
   
     

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Mundo Secreto dos Jardins - Fungos - parte 02


Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins", que explora a vida num jardim em dimensões microscópicas e mostra, a partir de modernas técnicas de filmagem, como é a vida dos insetos que vivem na terra.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Plantas, purificadoras de ar !!!


Estudos realizados, estão indicando que as plantas realmente apresentam propriedades purificadoras de ambientes.Conduzido pelo cientista americano Bill Wolverton, da Nasa, comprovou que os poluentes podem ser absorvidos por bactérias que vivem nas raízes e nas folhas de plantas como jibóia, palmeira areca, ligustro-chinês, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e bambuzinho.

Dentro de sua casa, existem várias substâncias químicas na forma de gás ou vapor, que podem deixar o ar que você respira até 10 vezes mais poluído do que o externo, estes poluentes podem causar doenças respiratórias e quadros alérgicos.

Plantas de fácil cultivo, funcionam como filtros naturais desses poluentes.Pois além de sequestrar o carbono e trasformá-lo em oxigênio(como aprendemos nas aulas sobre fotossíntese) as plantas ainda filtram os poluentes dos ambientes internos,em casas e escritórios. 

Samambaia, dracena, babosa, palmeira areca, e ráfis são algumas plantas capazes de neutralizar a poluição dos ambientes internos.
Se cultivadas em hidrocultura,cultivo em vasos com água, a neutralização do ar será ainda mais eficiente do que quando plantadas na terra,orienta o cientista.        

A poluição existente dentro de casas e escritórios gerada por verniz, tintas, colas, fibras sintéticas e fumaça de cigarro,podem ser neutralizadas por algumas espécies.
A espada-de-são-jorge, por exemplo, funcionaria como uma purificadora, pois absorve formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes.
Samambaia, a Pteris vittata, originária da África, é capaz de absorver arsênico - um metal altamente tóxico e cancerígeno, que contamina o solo e água.
As melhores para purificar o ar contaminado e bloquear a energia eletromagnética são o clorofito, lírio da paz, peperômia, singônio, ráfis e areca,segundo a Nasa.

Então, mais um bom motivo para você cultivar uma plantinha casa !!!