terça-feira, 31 de maio de 2011

O Mundo Secreto dos Jardins - Guerra das Plantas


Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins", que explora a vida num jardim em dimensões microscópicas e mostra, a partir de modernas técnicas de filmagem, como é a vida dos insetos que vivem na terra

sábado, 28 de maio de 2011

Flor de Maio





Brinda com toda sua beleza  no outono-inverno,conhecida como flor de maio a :
Schlumbergera truncata  começa a floração em maio.

Nativa do Brasil,ela é uma herbácea epífita,muito ramificada,com30-60 cm de altura.Seu caule é formado por artículos suculentos,achatados,pendentes e sem espinhos.
Suas lindas flores podem ser:amarelas,róseas,vermelhas ou brancas,concentradas nas extremidades dos artículos e formadas no outono-inverno.

Cultivadas em vasos mantidos sob proteção ou em locais a meia-sombra,usar terra rica de matéria orgânica.Suas flores são visitadas por beijas-flores.

     

sábado, 21 de maio de 2011

"Entre Aspas"



                                       "Minha bússola é minha vontade"




quinta-feira, 19 de maio de 2011

Origem da Ikebana


                               IKEBANA - Arte Japonesa Para Arranjos Florais

São numerosas as versões existentes sobre a origem desta arte tão requintada.
Segundo os relatos históricos do Oriente,o berço da arte floral foi na Índia.
Conta-se que,certa vez,Gautama Buda,vendo caído ao chão um galho florido de rosas quebrado pelo vento,teve piedade das flores,e chamando um discípulo, pediu-lhe que colocasse as rosas num vaso com água,a fim de que vivesse um pouco mais.
"A vida é uma dádiva divina - disse Buda - e a suprema beleza das flores vivas deve ser prolongada o mais possível".

Desde então, os budistas passaram a cuidar carinhosamente das flores caídas nos campos ou nos jardins,e a fazer com elas singelos arranjos florais, em homenagem a Buda. Estas oferendas florais passaram a decorar os templos e altares,fazendo parte dos ritos religiosos do Budismo Indiano.
Apurando sempre sua sensibilidade artística,os monges alcançaram uma forma de jardinagem de maior  profundidade espiritual,que foi denominada "Paisagem Seca".

O príncipe enviou pela primeira vez à China uma missão diplomática japonesa(em 604), chefiada por seu primo, o nobre Ono-no-Imoko, isto se deu na época de ouro da cultura chinesa, quando estavam em pleno florescimento. Durante sua estadia na China o diplomata japonês colecionou grande quantidade de livros clássicos chineses,objetos de arte e ensinamentos budistas referente à arte de queimar incenso,cerimônia do chá e sobre a arte dos arranjos florais para decoração dos altares.Com esta bagagem cultural retornou ao Japão.

Mas após a morte do príncipe regente do Japão, o nobre japonês Ono-no-Imoko terminou suas funções palacianas e deixou a corte, entrando para um convento budista, raspou a cabeça,vestiu os hábitos de monge e foi viver no "Templo Rokakudo" fundado pelo príncipe. Retirou-se para uma pequena cabana preto do lago,foi então que ele passou a ser conhecido como "ike-no-bo" ou "ermitão do lago ". Na paz e solidão do Templo, dedicou-se à religião budista e também a fazer arranjos florais para decoração dos altares.

No Japão esta arte dos arranjos florais passou a ser  chamada "Ikebana" cuja tradição literal é Flores Vivas. "Bana " ou "Hana" palavras japonesas que significam flor, simbolizam não somente a flor em si, mas toda a vida vegetal.

Os arranjos florais do "ermitão do lago"eram tão famosos e simbólicos que monges de outros templos vieram pedir-lhe que lhes ensinasse a arte da "ikebana",e assim foi fundada a Primeira Escola de Arranjos Florais do Japão - a Ikenobo.


Fonte: livro de Chiang Sing; Ikebana - Arte Japonesa Para Arranjo de Flores.         

sábado, 14 de maio de 2011

Árvores cobertas com teias de aranhas,no Paquistão‏

Esse fenômeno foi o efeito inesperado de uma grande inundação ocorrida no Paquistão no ano passado. Milhares de aranhas subiram nas Árvores em busca de refúgio e envolveram-nas quase completamente, num emaranhado de teias que produziram um visual belo e assustador.
Os habitantes locais afirmam nunca terem visto fenómeno semelhante antes, e também notaram que há menos mosquitos do que o esperado, principalmente porque as Águas ainda não recuaram totalmente.
Acredita-se que os mosquitos estão ficando presos nas teias reduzindo o risco de malária, beneficiando a população que já sofre com as chuvas que deixaram um quinto do paí­s debaixo d’água.

Veja algumas fotos das Árvores cobertas com teias de aranha, beleza assustadora!!!







quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Mundo Secreto dos Jardins - Vida Noturna

   

Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins", que explora a vida num jardim em dimensões microscópicas e mostra, a partir de modernas técnicas de filmagem, como é a vida dos insetos que vivem na terra

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Na hora de reciclar seu lixo !!!

Selecione o lixo e você estará contribuindo para o seu bem-estar e das futuras gerações !!!

  • Lave latas,garrafas e frascos de vidro e coloque em sacos separados:plástico,vidro,metal e papel;
  • Papel:todo os tipos de papel(revistas,papelão,embalagens,inclusive a caixa de leite longa vida),só não pode reciclar papel com material orgânico:caixas de pizza engorduradas,pontas de cigarro,papel sanitário,fotografias e papel carbono;  
  • Plástico:pode separar sacolinhas de supermercado,garrafas de refrigerantes (pet),tampinhas e brinquedos quebrados;
  • Vidros:todos os vidros são recicláveis,exeto a lâmpada,cristais,espelhos,vidros de automóveis,temperados,cerâmica e porcelana;
  • Recicle também:lata de alumínio,tampinhas,pregos e parafusos,só não separe esponjas de aço,clípes,grampos e canos;
  • Isopor:é reciclavel sim,coloque junto com os plásticos,pois algumas empresas se interessam na compra. 

domingo, 1 de maio de 2011

+ de Upcycling !!!






Upcycling é um prato cheio para gente criativa,transformando algo que estaria no fim da sua vida útil em novos objetos,novas utilidades,e não precisa ser reciclado...embalagens,roupas,restos de tecido,restos de peças eletrônicas,bichinhos de pelúcia,e os mais variados objetos,que estavam sem utilidade podem voltar ser algo novo e inusitado...

Upcycling reduz os entulhos que iriam para os aterros sanitários,ou que acabaria descartada de maneira incorreta, nas ruas e nos rios.

Reduzindo o uso de novas matérias-primas, consequentemente haverá uma redução do consumo de energia, poluição do ar, poluição da água e até as emissões de gases de efeito estufa.

mais informações sobre Upcycling ver posts anteriores!!!
              
 

Reciclagem

Você está fazendo a sua parte??
Separando o lixo na sua residência,facilitamos o reaproveitamento do plástico,vidro,papel,e alumínio.
Assim impedimos que o lixo orgânico se misture com esses materiais,amenizando assim a poluição do aterro sanitário.

Alguns números para você se informar:
  • um ser humano produz sozinho por dia cerca de 5kg de lixo,
  • o Brasil produz sozinho 240.000 toneladas de lixo diariamente,
  • 88% do lixo doméstico vão para o aterrro sanitário,
  • apenas 2% de todo o lixo brasileiro é reciclado,
  • 90% do lixo produzido no mundo são compostos por plástico,
  • uma garrafa plástica pode levar 1 milhão de anos para decompor-se.
Informe-se na prefeitura da sua cidade sobre a coleta seletiva.
Faça você também a sua parte ...