quinta-feira, 31 de março de 2011

" Entre Aspas "

" Dê a quem você ama: asas para voar,raízes para voltar e motivos para ficar "
       Dalai Lama

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Repasse informações para despertar um momento de reflexão ecológica,pois é necessário tomar atitudes no nosso dia-a-dia, podemos e devemos colaborar para preservação,economia e bom uso da nossa água.

Pequenas mudanças como: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais; regar as plantas com moderação; trocar a mangueira por vassoura e balde; usar a máquina de lavar com quantidade maior de roupas,vai sim fazer a diferença !!!

Comemore esta data utilizando a água de forma consciente,não só neste dia,mas durante todo o ano !!!   

domingo, 20 de março de 2011

Equinócio de Outono

É chegado o outono,
dia de equilíbrio,
onde o dia e a noite se igualam,
Festejar sobre a alegria e fartura que nos trouxe a primavera,
e preparar-se para o repouso que vem com o inverno !!!  

sábado, 19 de março de 2011

Jabuticabeira corregada !!


                              Delícia é degustar um fruto colhido na hora !!!
                                 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Atitude Sustentável

Muito se fala em sustentabilidade hoje em dia,mas nada adianta dizer e não entendermos e praticarmos em nosso dia-a-dia.
Sustentabilidade consiste em proporcionar o melhor para as pessoas e o meio ambiente,no presente e no futuro,suprir as necessidades atuais sem estar comprometendo as necessidades das gerações futuras.
Compreender que cada ação cotidiana reflete no todo,que tudo está diretamente interligado,questionar o seu modo de vida atual,se ele afeta os ciclos naturais,rever a visão sobre o planeta,colaborar com iniciativas sustentáveis e mais do questionar,agir !!!
Começar com pequenas atitudes no seu dia-a-dia,vai fazer sim uma grande diferença !!!            
 

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Mundo Secreto dos Jardins - GRAMADO parte 2



Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins" que explora a vida no jardim através de modernas técnicas de filmagem,em dimensões microscópicas que você ainda não viu!!
Conheça melhor o seu jardim...

quarta-feira, 9 de março de 2011

O Mundo Secreto dos Jardins - GRAMADO parte 1



Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins" que explora a vida no jardim através de modernas técnicas de filmagem,em dimensões microscópicas que você ainda não viu!!
Conheça melhor o seu jardim...

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher

               Todas as vidas



Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando pra o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço...
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...

Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho,
Seu cheiro gostoso
d’água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada, sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.

Vive dentro de mim
a mulher roceira.
– Enxerto da terra,
meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos.
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha...
tão desprezada,
tão murmurada...
Fingindo alegre seu triste fado.

Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida –
a vida mera das obscuras.

Poema de Cora Coralina.
 

segunda-feira, 7 de março de 2011

Gazânia

A Gazania rigens,é uma herbácea perene,acaule,originária da África do Sul,de 15-20 cm de altura,muito florífera e de folhagem densa.

 As flores são pequenas reunidas em capítulos grandes,simples e vistosos,amarelos,alaranjados ou esbranquiçados,com o centro marron e amarelo.
Floresce durante os meses de verão.

Planta excelente para bordaduras,é também utilizada como forração,em canteiros sempre enriquecidos de matéria orgânica,com boa drenagem e irrigados a intervalos.

Seus canterios devem ser renovados a cada dois anos para revitalização da beleza de suas flores e folhas.

Seu cultivo é indicado para região Sul do país e zonas de altitude em outras regiões,devido a sua tolerância as baixas temperaturas.                                                                                        

Amoreira

 Morus é o nome de um gênero de árvores caducas, mais conhecidas por amoreiras, nativas das regiões temperadas e subtropicais da Ásia,África e América do Norte,sendo que a maioria das espécies do gênero é asiática.

Seus frutos são pendentes, de coloração vermelho-escura, quase preta, quando maduros, com polpa vermelho-escura comestível. A coloração de seus frutos varia de acordo com a espécie à qual pertencem e conforme o seu grau de maturação.

As folhas são imprescindíveis na alimentação de lagartas do bicho-da-seda. A amoreira branca é a preferida na criação do bicho-da-seda, enquanto que a preta, para consumo humano, pelo sabor mais pronunciado e mais volumoso. Os frutos maduros podem ser consumidos ao natural ou usados no preparo de sucos, sorvetes, geléias, compotas, doces, vinhos, licores, xaropes e vinagres. Os frutos maduros são ricos em água, açúcar e vitamina C.

A taxonomia deste género é complexa e disputada. Mais de 150 nomes de espécies foram já publicados, mas apenas 10 a 16 são geralmente aceitas, embora diferentes fontes citem diferentes selecções de nomes aceitos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Linhaça e Beleza


A linhaça é a semente do linho(Linum usitatissimum),os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraônicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade.
A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos,além disso, é um poderoso desintoxicante.
Em sua casca encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
A linhaça é a maior fonte alimentar de ligninas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignina é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio.
Além de todas estas boa qualidades,ainda pode ser utilizada para hidratar seus cabelos...Aqui vai uma receitinha ...
Coloque em uma panela 1 xícara de água e um punhado de semente de linhaça,leve ao fogo baixo
mexendo sempre,rapidinho formará um mingau,desligue o fogo e passe em uma peneira fina,retirando as sementes,pois você irá utilizar o mingau!! deixe esfriar... e no banho,lave seus cabelos como de costume,normalmente com seu shampoo e creme preferidos.
Feito isso pegue o mingau da linhaça e passe nos cabelos como um creme de coquetel,deixe agir por uns minutos e depois retire o excesso,podendo deixar parte nos cabelos...faça esta aplicação pelo menos 2 vezes por semana e verá como seu cabelo ficará macio e com brilho...
Espero que aprovem esta dica de beleza,eu aderi e funcionou muito bem em meus cabelos...espero que gostem !!!